Parceiros

Univ. do Minho

A Universidade do Minho é uma universidade pública com autonomia administrativa e financeira. Foi fundada em 1973 e iniciou a sua atividade académica em 1975/76. Localizada na região do Minho, conhecida pela significativa atividade económica e pela juventude da sua população, a Universidade do Minho tem 2 campi: um campus localizado em Braga e o outro em Guimarães. Com uma população de mais de 15.000 estudantes, com cerca de 1.200 docentes e 600 funcionários, a Universidade do Minho é uma das maiores universidades portuguesas. A Universidade do Minho possui 11 Institutos e Escolas, organizados em Unidades Orgânicas, Departamentos e Unidades de Investigação. Os Departamentos são estruturas permanentes para gerar e transmitir conhecimento no contexto de uma disciplina ou conjunto de disciplinas. As Unidades de Investigação, referidas como Centros de Investigação, gozam de autonomia científica e estão estruturadas de acordo com áreas específicas do conhecimento e de atividade.

A Universidade do Minho é reconhecida como uma universidade de investigação, possuindo 85% dos seus docentes o grau de doutor. A Universidade encontra-se ainda envolvida em 3 Laboratórios Associados, nas áreas das nanoestruturas, nanomodelação e nanofabricação, dos biomateriais e da biotecnologia e bioengenharia. A partir de Junho de 2009, a UMinho passou a contar com o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, sedeado no AvePark, o único Instituto deste tipo em Portugal.

A Universidade do Minho reconhece e apoia a valorização do conhecimento como uma componente integral da sua missão. Promover a transferência de conhecimento e tecnologia para a Sociedade através de parcerias com empresas, licenciamento de propriedade industrial e apoio à criação de novas empresas intensivas em conhecimento – empresas spin-off – permite disponibilizar novos produtos, processos e serviços à Sociedade, com um claro impacto no desenvolvimento económico e na geração de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *